quinta-feira, 28 de maio de 2009

Projeto Guardiões das Águas

ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO RAIMUNDO CORRÊA
ERNESTINA/RS



PROJETO GUARDIÕES DAS ÁGUAS


Diretora: Carmen Lucia Vieira dos Santos
Coordenadora Pedagógica : Viviane Franken Lopes de Abreu e Lima
Marione Darigo Altmann




Água.
“ Se por muitos séculos ela não teve respeito, é chegado o momento de fazer algo concreto para salvaguardar este recurso, para o bem da vida do planeta e de todos os seres vivos. A água é o recurso natural fundamental para a sobrevivência dos seres vivos.

1.Dados de Identificação
Escola Estadual de Ensino Médio Raimundo Corrêa
Diretora: Carmen Lucia Vieira dos Santos
Coordenação Pedagógica: Marione Darigo Altmann
Viviane Franken de Abreu e Lima Leite
Nome do Projeto: Guardiões das Águas
Data da atividade prática: 25/05/09
Professores Responsáveis: Renata Magarinus
Cassandra Araujo Silveira
Maríndia Woll Pinheiro
Turmas Envolvidas: 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio diurno e noturno
Professore Envolvidos:
Anelise, Adriana, Estela, Dival, Joana, Taíse, Jardel, Ana, Rodrigo

Entidades Envolvidas:
7ª Coordenadoria de Educação, PATRAN, EMATER, ACIPAE , Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores, Proprietários dos Campings, Conselho da Saúde, Conselho do Turismo

2.Descrição do Projeto:
Vistar as margens do rio Jacuí, área envolvendo os campings e arredores para observação e análise dos impactos da atuação do homem no Meio Ambiente, promovendo a limpeza através da coleta dos resíduos encontrados, para posterior reflexão sobre a necessidade de preservação.

3. Justificativa
O acelerado desenvolvimento Industrial, Tecnológico e Social são fatores que contribuíram para as mudanças e a degradação ambiental, que vem afetando diretamente a vida de todos, especialmente do ser humano que aos poucos vem se conscientizando que sua postura frente ao uso dos Recursos Naturais deve mudar. Há muito que fazer.
Diante dessa realidade nós, enquanto educadores temos a responsabilidade de buscar desenvolver a Educação Ambiental.
Em nosso Município estamos desencadeando várias atividades envolvendo alunos, pais e comunidade em geral.
A escola desenvolve vários projetos como: Separação do Lixo, Composteira, Horta Escolar, Cuidado com a água, iniciado na escola estendido até as famílias.
Neste mês estaremos visitando a Orla do Rio Jacuí, nos Camping observando os estragos com a seca, com o mau uso e degradação da mata ciliar, o avanço do homem as margens do rio que vem destruindo a flora a fauna etc.

4.Objetivo geral
O presente trabalho visa promover além da sensibilização e conscientização de alunos, turistas e comunidade sobre a necessidade e importância da preservação ambiental, pretende desenvolver também a transdisciplinaridade, na escola enfocando os cuidados com a água.

5. Objetivos específicos
Sensibilizar e Conscientizar os alunos da necessidade de preservar e respeitar a natureza.
Despertar o sentido de observação do mundo que nos rodeia
Observar a degradação da flora, da fauna nos arredores do rio Jacuí.
Observar as construções próximas da orla.
Realizar a coleta do lixo as margens do rio aproveitando a estiagem.
Classificar o lixo deixado pelo homem
Conscientizar moradores, turistas e comunidade em geral da importância da preservação.
Distribuir folhetos informativos quanto a preservação do Meio Ambiente.

6.Atividades em sala de aula:
Apresentação da proposta aos alunos,
Incentivo e motivação
Análise da situação atual do Meio Ambiente, do clima, da água etc...
Questionamentos, o que se quer com este trabalho e sua importância
Pesquisa sobre agentes poluidores
Palestra

7.Atividades práticas:
- Visita as margens do rio para observação das condições do local: nível e condições da água, da mata ciliar, tipos de vegetação encontradas; preservação
-Coleta da água para análise
-Coleta de resíduos encontrados na orla do rio Jacuí:
-Entrevista, conversa com alguns moradores sobre pesca, peixes



8.Registros:
- relatórios
-filmagens
- fotos individuais de acordo com o ponto de vista: pontos positivos e negativos.

9. Atividades pós- atividade Prática:
Debates , pesquisas
Planejamento de atividades com os alunos
Trabalhos em grupo
Apresentação do trabalho para outras turmas
Organização de grupos de apóio
Confecção de cartazes
Exposição de fotos tiradas pelos alunos
Apresentação dos trabalhos na feira da escola FECCAS( Feira cultural, de ciências e alimentação saudável)
Campanhas informativas através de distribuição de folhetos
Orientação para aquisição de lixeiras e confecção de placas informativas.

10. Conclusão
Esse projeto será continuo, sem previsão para encerramento, sendo utilizado como exemplo para outras atividades relacionadas ao meio ambiente para reflexão e ação.

Nenhum comentário: