EJA

QUADRO DE PESSOAL
PROFESSORES - 2011
ANA MARIA VAN GROLL
ANELISE GEHM
DÉBORA LUIZA NEULS
DÉBORA DOS SANTOS LUCERO
JARDEL VAN GROLL
KATIA DIAS GRAEFF
LIDIANE DIAS ANDRADE
LUSIANE ALTHAUS
MARINDIA WOLL PINHEIRO
PATRÍCIA DO CARMO DA SILVA
RODRIGO MAGARINUS
TAISE PEDROTTI GOMES
RUBIAMARA MAGARINOS FOKCING
ADRIANA LUCIA WEILER GAYER

FUNCIONÁRIOS- 2011
DENISE SCHMITZ DOS SANTOS
RICARDO MAGARINUS
ESTELA PIRES DE OLIVEIRA
ALICE VARGAS
ELONIR JOSE DA SILVA LENZ








EQUIPE  DIRETIVA-2011
CARMEN LUCIA VIEIRA DOS SANTOS
JOANA SALETE ALTMANN
KATIA DIAS GRAEFF
MARIONE DARIGO ALTMANN









HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS


1. A legislação educacional brasileira e a Educação de Jovens e Adultos
A EJA começa a ser reconhecida no Brasil na constituição getulista de 1934, quando pela primeira vez aparece, no artigo 149, a educação como direito de todos
No artigo 150 é preconizado o ensino primário integral, gratuito e de freqüência obrigatória, extensivo aos adultos. Mas silencia quanto ao vínculo constitucional de recursos.
A Constituição de 1946 reconhece a educação como direito de todos (art. 167,II), acrescentando que o ensino primário oficial é gratuito para todos.
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação número 4024/61, no seu artigo 99 determina que aos maiores de 16 anos será permitida a obtenção de certificados de conclusão do curso ginasial, mediante a prestação de exames de madureza.
No regime militar, a Constituição de 1967 mantém a educação como um direito de todos (art. 168). Já na Emenda Constitucional de 1969, pela primeira vez é usada a expressão “direito de todos e dever do Estado para a educação”.
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação número 5692/71 avança ao tratar de jovens e adultos, determinando que esse ensino se destina a suprir a escolarização regular para adolescentes e adultos que não a tinham concluído na idade própria.
A Constituição Federal de 1988 veio ampliar o dever do Estado para todos aqueles que não tem escolaridade básica, independente da idade (art. 208, I). Trata-se de um direito público subjetivo e compete ao Poder Público disponibilizar recursos. O direito público subjetivo não depende da regulamentação para sua efetividade. O não cumprimento ou omissão por parte das autoridade incumbidas implica responsabilidade da autoridade competente (art. 208, § 2º).
Quanto aos recursos, existem poucos. A Emenda Constitucional nº 14/96 determina no artigo 60: a União aplicará na erradicação do analfabetismo e na manutenção e desenvolvimento do ensino fundamental, nunca menos que o equivalente a trinta por cento dos recursos a que se refere o caput do artigo 212 da Constituição Federal.
Isto significa que na esfera federal, a receita resultante de impostos, será aplicada anualmente, nunca menos de 18% na manutenção e desenvolvimento do ensino. E, segundo a Emenda Constitucional nº 14/96, 30% destes 18% são aplicados na erradicação do analfabetismo e na manutenção e desenvolvimento do Ensino Fundamental.
Já a LDB nº 9.394/96 trata a Educação de Jovens e Adultos em uma das seções do capítulo da educação básica, definindo-a, no caput do artigo 37, como o destinado àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos no Ensino Fundamental e Médio na idade própria. No artigo 38, a lei determina que os cursos e exames supletivos mantidos pelos sistemas de ensino, devem respeitar a base nacional comum do currículo, para que possam habilitar seus alunos a prosseguirem os estudos em caráter regular.

Brezezinski (1997, p.112), ao analisar criticamente a lei, afirma que “a LDB transformou a EJA em uma educação de segunda classe. A LDB trata-a de maneira parcial, priorizando o ensino fundamental em detrimento dos outros níveis e grupos sociais”. Acrescentamos que a LDB não dedicou um artigo sequer à questão do analfabetismo.
Entretanto, Motta (1997, p. 346) destaca aspectos positivos da LDB ao tratar sobre a EJA, como a valorização da educação informal. O §2º do artigo 38 valoriza a educação obtida informalmente, autorizando que os conhecimentos e habilidades adquiridos pelos educandos por meio informais, sejam aferidos e reconhecidos mediante exames.
Isso significa uma grande vantagem para os que apresentarem uma bagagem de conhecimentos adquiridos na vida, isto é, uma aprendizagem por meios diferentes do usual ensino regular. Segundo Parecer nº 11/2000 do CEB/CNE, deve-se considerar a riqueza das manifestações cujas expressões artísticas vão da cozinha ao trabalho com madeira e pedra, entre outras habilidades. O Parecer, ao tratar das Diretrizes Curriculares Nacionais para a EJA enfatiza a função equalizadora da EJA, ao dar cobertura a trabalhadores e a tantos outros segmentos sociais como donas de casa, migrantes, aposentados e encarcerados.
A EJA, de acordo com a LDB nº 9.394/96, passa a ser uma modalidade de educação básica nas etapas do ensino fundamental e médio e usufrui de uma especificidade própria que, como tal, deve receber tratamento conseqüente.
Na EJA, adolescentes, jovens, adultos e idosos poderão atualizar conhecimentos, mostrar habilidades, trocar experiências e ter acesso a novas regiões do trabalho e da cultura. Comenius defendia ensinar tudo a todos. Não será isto? A EJA é uma promessa de qualificação de vida para todos.
Outro aspecto é o desenvolvimento de competências e habilidades, que serão aferidas e reconhecidas mediante exames, podendo haver certificação de competência para fins de dispensa de disciplina ou módulos (Parecer nº 15/98 CNE/CEB).
Quanto às diretrizes curriculares para a EJA, o Parecer nº 11/2000 diz valer as diretrizes do ensino fundamental e médio. Assim, os Pareceres CEB/CNE 04/98 e 15/98 e às respectivas Resoluções CEB/CNE 02/98 e 03/98, se estendem para a modalidade de Jovens e Adultos no Ensino Fundamental e Médio. Alguns aspectos exclusivos do EJA são preconizados na Resolução CEB/CNE nº 1, de 5 de julho de 2000, que estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos.
Em 2001, o Plano Nacional de Educação – PNE (Lei nº 10.172) dedica um espaço significativo à EJA. Um dos objetivos do PNE é a integração das ações do poder público que conduzam à erradicação do analfabetismo


ENCONTROS DE FORMAÇÃO
Ata nº 001/11
     Aos Três dias do mês de março, do ano de dois mil e onze, no turno da noite, das dezoito horas e quarenta e cinco minutos, às vinte horas e quarenta e cinco minutos, nas dependências da Escola Estadual  de Ensino Médio  Raimundo Corrêa, realizou-se o 1º encontro da reunião semanal ,  com a presença dos professores da Educação de Jovens e Adultos , referente ao tema “ Possibilidades, equívocos e limites no trabalho do professor”, de Maria José P. M. de Almeida e Suszani Cassiani de Souza – UNICAMP, ministrada pela equipe diretiva da escola,  onde os participantes   realizaram a Leitura e Discussão do texto e em seguida analisaram a realidade de nossa Escola , traçando novos rumos no trabalho pedagógico. Nada mais havendo a constar, encerro a presente ata que segue assinada pelos presentes.  

Ata nº 002/11
     Aos dez dias do mês de março, do ano de dois mil e onze, no turno da noite, das dezoito horas e quarenta e cinco minutos, às vinte horas e quarenta e cinco minutos, nas dependências da Escola Estadual  de Ensino Médio  Raimundo Corrêa, realizou-se o 2º encontro da reunião semanal,  com a presença dos professores da Educação de Jovens e Adultos , referente ao tema “Discriminação Racial ”, ministrada pelos professores de Inglês, Ensino Religioso e História. Nada mais havendo a constar, encerro a presente ata que segue assinada pelos presentes.  

Ata nº 003/11
     Aos quinze dias do mês de março, do ano de dois mil e onze, no turno da noite, das dezoito horas e quarenta e cinco minutos, às vinte horas e quarenta e cinco minutos, nas dependências da Escola Estadual  de Ensino Médio  Raimundo Corrêa, realizou-se o 3º encontro da reunião semanal ,  com a presença dos professores da Educação de Jovens e Adultos , referente ao tema “” Educação Ambiental: Preservação da Água ”, ministrada pelos professores de Ciências.  Realizou-se uma leitura e reflexão  sobre os recursos naturais: A Água como Recurso Imprescindível à Sociedade, do autor Patrick Gomes dos Santos. Nada mais havendo a constar, encerro a presente ata que segue assinada pelos presentes. 

Ata nº 004/11
     Aos vinte e um dias do mês de março, do ano de dois mil e onze, no turno da noite, das dezoito horas e quarenta e cinco minutos, às vinte horas e quarenta e cinco minutos, nas dependências da Escola Estadual  de Ensino Médio  Raimundo Corrêa,  realizou-se o 4º encontro da reunião semanal,   ministrado pela equipe diretiva, com a presença dos professores da Educação de Jovens e Adultos , referente ao tema “Educação para Ser Humano ”, de Mário Volpi.. Nada mais havendo a constar, encerro a presente ata que segue assinada pelos presentes.  

Ata nº 005/11
     No dia 1º de abril, do ano de dois mil e onze, no turno da noite, das dezoito horas e quarenta e cinco minutos, às vinte horas e quarenta e cinco minutos, nas dependências da Escola Estadual  de Ensino Médio  Raimundo Corrêa, realizou-se o 5º encontro da reunião semanal,  ministrada pelos professores de Estudos Sociais, Artes e Português, com a presença dos professores da Educação de Jovens e Adultos , referente ao tema “Cultura Indígena.. Nada mais havendo a constar, encerro a presente ata que segue assinada pelos presentes.  

Ata nº 006/11
     Aos sete dias  do mês de abril, do ano de dois mil e onze, no turno da noite, das dezoito horas e quarenta e cinco minutos, às vinte horas e quarenta e cinco minutos, nas dependências da Escola Estadual  DE Ensino Médio  Raimundo Corrêa, realizou-se o 6º encontro da reunião semanal,  , ministrado pelos professores de Ciências, Biologia e Geografia, com a presença dos professores da Educação de Jovens e Adultos , referente ao tema “Educação Ambiental- Conservação do Solo ”.. Nada mais havendo a constar, encerro a presente ata que segue assinada pelos presentes.  






Ata nº 007/11
     Aos  doze dias  do mês de abril, do ano de dois mil e onze, no turno da noite, das dezoito horas e quarenta e cinco minutos, às vinte horas e quarenta e cinco minutos, nas dependências da Escola Estadual  de Ensino Médio  Raimundo Corrêa, realizou-se o 7º encontro da reunião semanal  , ministrado pelos professores
de Língua Portuguesa e Artes, com a presença dos professores da Educação de Jovens e Adultos , referente ao tema “Linguagens, Comunicação e Cibercultura: novas formas de produção do saber “ de Marcelo Araújo Franco e Carmen Sanches Sampaio.. Nada mais havendo a constar, encerro a presente ata que segue assinada pelos presentes. 


Ata nº 008/11
     Aos vinte  dias  do mês de abril, do ano de dois mil e onze, no turno da noite, das dezoito horas e quarenta e cinco minutos, às vinte horas e quarenta e cinco minutos, nas dependências da Escola Estadual  de Ensino Médio  Raimundo Corrêa, , realizou-se o 8º encontro da reunião semanal, ministrado pelos professores de Ensino Religioso, Sociologia e Ciências, com a presença dos professores da Educação de Jovens e Adultos , referente ao tema “Violência nas Escolas – texto sobre comportamento, selecionado no site Kboon.. Nada mais havendo a constar, encerro a presente ata que segue assinada pelos presentes.


Ata nº 009/11
     Aos vinte e cinco  dias  do mês de abril, do ano de dois mil e onze, no turno da noite, das dezoito horas e quarenta e cinco minutos, às vinte horas e quarenta e cinco minutos, nas dependências da Escola Estadual  de Ensino Médio  Raimundo Corrêa, , realizou-se o 9º encontro da reunião semanal da EJA com uma Palestra referente ao tema “O Jovem e as exigências do século XXI” , ministrada pela Equipe Diretiva.
Nada mais havendo a constar, encerro a presente ata que segue assinada pelos presentes.  



Ata nº 10/11
     Aos seis  dias  do mês de maio, do ano de dois mil e onze, no turno da noite, das dezoito horas e quarenta e cinco minutos, às vinte horas e quarenta e cinco minutos, nas dependências da Escola Estadual  de Ensino Médio  Raimundo Corrêa, , realizou-se o 10º encontro da reunião semanal da EJA. O tema trabalhado pela equipe diretiva da escola foi  Inteligências Múltiplas e Emocionais, relacionado a uma entrevista do site Estação Educação do autor Celso Antunes. Nada mais havendo a constar, encerro a presente ata que segue assinada pelos presentes.  

Ata nº 11/11
     Aos onze  dias  do mês de maio, do ano de dois mil e onze, no turno da noite, das dezoito horas e quarenta e cinco minutos, às vinte horas e quarenta e cinco minutos, nas dependências da Escola Estadual  de Ensino Médio  Raimundo Corrêa, , realizou-se o 11º encontro da reunião semanal da EJA. O tema trabalhado pela equipe diretiva da escola foi  Desafios da Internet para o Professor ( texto de José Manuel Moran). Após a leitura promoveu-se um debate entre os professores e os mesmos trocaram experiências.  Nada mais havendo a constar, encerro a presente ata que segue assinada pelos presentes.  

Ata nº 12/11
     Aos dezasseis  dias  do mês de maio, do ano de dois mil e onze, no turno da noite, das dezoito horas e quarenta e cinco minutos, às vinte horas e quarenta e cinco minutos, nas dependências da Escola Estadual  de Ensino Médio  Raimundo Corrêa, , realizou-se o 12º encontro da reunião semanal da EJA. O tema trabalhado nesse dia foi Comunicação e Educação, onde os professores de Língua Portuguesa promoveram um trabalho em grupo, sendo que cada um deles deveria relatar sobre a importância da Comunicação na Educação, relatando experiências  de sala de aula e as dificuldades . Nada mais havendo a constar, encerro a presente ata que segue assinada pelos presentes.  

Ata nº 13/11
     Aos vinte e quatro dias  do mês de maio, do ano de dois mil e onze, no turno da noite, das dezoito horas e quarenta e cinco minutos, às vinte horas e quarenta e cinco minutos, nas dependências da Escola Estadual  de Ensino Médio  Raimundo Corrêa, , realizou-se o 13º encontro da reunião semanal da EJA. O tema trabalhado pela equipe diretiva da escola Aprendizado Colaborativo, relacionando a importância do trabalho interdisciplinar onde a cooperação entre os alunos, promove troca de experiências e proporciona novos conhecimentos . Os professores relataram experiências positivas, trocando idéias que favoreçam o desenvolvimento das habilidades nos alunos. Nada mais havendo, encerro a presente ata que segue assinada por todos os presentes. 
Ata nº 14/11

     Aos dois dias do mês de junho, do ano de dois mil e onze, no turno da noite, das dezoito horas e quarenta e cinco minutos, às vinte horas e quarenta e cinco minutos, nas dependências da Escola Estadual de Ensino Médio  Raimundo Corrêa, , realizou-se o 14º encontro da reunião semanal da EJA. Inicialmente foi passado uma mensagem, em seguida a diretora Carmem Lúcia Vieira dos Santos falou da importância da Educação de jovens e Adultos e tratou de assuntos gerais sobre o andamento  dos trabalhos a longa distância, e falou a respeito dos alunos da T5 e T6, os quais estão um pouco indisciplinados conforme relato dos professores, o que vem dificultando o andamento das aulas. Depois os professores realizaram a revisão do planejamento interdisciplinar do seminário a ser realizado no dia 15 de julho, cujo tema é Meio Ambiente e iniciaram os planejamentos dos planos de estudo para o segundo semestre, segundo as competências e habilidades orientadas pelo MEC. A entrega dos Planos de estudo ficou agendada para dia 16/08/11 e também foi,entregue, o formulário para o planejamento interdisciplinar do próximo semestre, cujo tema é Cidadania e valores. Nada mais havendo a constar, encerro a presente ata que segue assinada pelos presentes.  

Ata nº 15/11

     Aos dez dias do mês de junho, do ano de dois mil e onze, no turno da noite, das dezoito horas e quarenta e cinco minutos, às vinte horas e quarenta e cinco minutos, nas dependências da Escola Estadual  de Ensino Médio  Raimundo Corrêa, , realizou-se o 15º encontro da reunião semanal da EJA. Inicialmente foi passado uma mensagem, em seguida os professores de Filosofia, Educação Física e Matemática, que trabalharam Educação Ambiental, através do texto “A Solução da Terra não cai do Céu”( Leonardo Boff). Após os professores definiram a metodologia de trabalho, para trabalhar o tema com os alunos, durante a semana. . Nada mais havendo a constar, encerro a presente ata que segue assinada pelos presentes.  

Ata nº 16/11

     Aos treze dias do mês de junho, do ano de dois mil e onze, no turno da noite, das dezoito horas e quarenta e cinco minutos, às vinte horas e quarenta e cinco minutos, nas dependências da Escola Estadual  de Ensino Médio  Raimundo Corrêa,  realizou-se o 16º encontro da reunião semanal da EJA. O objetivo foi realizar um projeto interdisciplinar visando o uso da sala digital. O tema foi introduzido pelas coordenadoras da sala digital, através do texto: “Mudar a forma de ensinar e aprender com tecnologias” de José Manuel Moran - professor de Novas tecnologias da ECA ( USP). Após a definição do tema” Meio Ambiente, os professores trabalharam na sala digital para preparar uma webquest, usando broffice Org impress no linux no qual organiza-se uma apresentação com link para direcionar a pesquisa dos alunos. Nada mais havendo a constar, encerro a presente ata que segue assinada pelos presentes.  

Ata nº 17/11

     Aos vinte e dois  dias do mês de junho, do ano de dois mil e onze, no turno da noite, das dezoito horas e quarenta e cinco minutos, às vinte horas e quarenta e cinco minutos, nas dependências da Escola Estadual  de Ensino Médio  Raimundo Corrêa, , realizou-se o 17º encontro da reunião semanal da EJA. O objetivo foi realizar uma avaliação do trabalho semanal referente à webquest. O mesmo na opinião dos professores foi muito bom. Em seguida foi lido e analisado o artigo de Alzira Leite Carvalhais Camargo, que traz como título “O discurso sobre a avaliação escolar do ponto de vista do aluno”, orientado pela equipe diretiva da escola. . Nada mais havendo a constar, encerro a presente ata que segue assinada pelos presentes.  


Ata nº 18/11

     Aos vinte e oito dias do mês de junho, do ano de dois mil e onze, no turno da noite, das dezoito horas e quarenta e cinco minutos, às vinte horas e quarenta e cinco minutos, nas dependências da Escola Estadual  de Ensino Médio  Raimundo Corrêa, realizou-se o 18º encontro da reunião semanal da EJA. O tema central trabalhado pela equipe diretiva, foi “Motivação para o estudo”. Em seguida, o grupo realizou o planejamento referente à organização do seminário de encerramento do 1º semestre da EJA. Cujo Tema Gerador é Meio Ambiente, sendo que foi definido um sub-tema para cada totalidade aprofundar e apresentar. A Totalidade 5 e 6 ficou com o tema Poluição. A totalidade T7 e T8 ficou com o tema “ Lixo” e a totalidade T9 ficou com o tema “ Energia. Nesta mesma reunião ficou definido os professores coordenadores e responsáveis pela apresentação dos alunos.Nada mais havendo a constar, encerro a presente ata que segue assinada pelos presentes.  
Ata nº 19/11

     Aos quatro dias do mês de julho, do ano de dois mil e onze, no turno da noite, das dezoito horas e quarenta e cinco minutos, às vinte horas e quarenta e cinco minutos, nas dependências da Escola Estadual de Ensino Médio Raimundo Corrêa, realizou-se o 17º encontro da reunião semanal da EJA. Inicialmente foi trabalhado o tema tecnologia e formação de professores: Rumo a uma pedagogia pós-moderna? ”Este artigo da  Revista Educação e Sociedade da autora Maria Luiza Belloni, foi introduzido pelas coordenadoras da sala digital, sendo que em seguida os professores foram até a sala digital para buscar sites de pesquisa e preparar o andamento das pesquisas sobre os temas definidos no encontro anterior. Foi definido, que na próxima semana, dia 14/07/11 será realizado o seminário. Nada mais havendo a constar, encerro a presente ata que segue assinada pelos presentes.  
Ata nº 20/11

     Aos quinze dias do mês de julho, do ano de dois mil e onze, no turno da noite, das dezoito horas e quarenta e cinco minutos, às vinte horas e quarenta e cinco minutos, nas dependências da Escola Estadual de Ensino Médio Raimundo Corrêa, realizou-se o 20º encontro da reunião semanal da EJA, com o objetivo de realizar a avaliação definindo os alunos que avançam ou permanecem nas respectivas totalidades. Nada mais havendo a constar, encerro a presente ata que segue assinada pelos presentes.  

Ata nº 21/11
     Aos cinco dias do mês de agosto, do ano de dois mil e onze, no turno da noite, das dezoito horas e quarenta e cinco minutos, às vinte horas e quarenta e cinco minutos, nas dependências da Escola Estadual de Ensino Médio Raimundo Corrêa, realizou-se o 21º encontro da reunião semanal da EJA, com o objetivo de trabalhar a CULTURA DA PAZ. O tema foi introduzido pelos professores de Sociologia, Português e Ensino Religioso ressaltando a importância de cada pessoa fazer a sua parte, se conscientizar, mudar de atitude e contribuir com a divulgação da cultura da paz, especialmente no âmbito escolar, como condição de um mundo melhor. Inicialmente foi lido o texto Filosofia , ética e Educação: Por uma Cultura de Paz (Viviane Catarini Paim1Universidade de Caxias do Sul (UCS), em seguida foi debatido entre os professores presentes formas de trabalhar o tema com os alunos. O grupo decidiu que durante a semana, todos buscariam introduzir o tema na sala de aula, promovendo análise da realidade local, pesquisas, leituras e debates sobre o assunto. Nada mais havendo a constar, encerro a presente ata que segue assinada pelos presentes.  

Ata nº 22/11
     Aos nove dias do mês de agosto, do ano de dois mil e onze, no turno da noite, das dezoito horas e quarenta e cinco minutos, às vinte  horas e quarenta e cinco minutos, nas dependências da Escola Estadual de Ensino Médio Raimundo Corrêa, realizou-se o 22º encontro da reunião semanal da EJA, com o objetivo de trabalhar a importância e os benefícios da leitura. O tema foi introduzido pelos professores de literatura e Português, em seguida, todos foram convidados a visitar a biblioteca e escolher um livro para fazer a leitura. Após foi realizada a socialização das leituras, realizada uma avaliação do tema, bem como sua importância, ficando combinado que durante a semana os alunos, também estariam convidados a realizar uma leitura referente a uma das principais obras e autores da Jornada de Literatura, promovendo momentos de troca de conhecimentos e debates em sala de aula. Nada mais havendo a constar, encerro a presente ata que segue assinada pelos presentes. 


Ata nº 23/11

     Aos dezesete  dias do mês de agosto, do ano de dois mil e onze, no turno da noite, não aconteceu a reunião semanal da EJA, devido as provas das Olimpíadas de Matemática. Sendo assim, o tema “ Repensando a Educação em função de mudanças sociais e tecnológicas e o advento de novas formas de comunicação” ficou para uma próxima oportunidade.

Ata nº 24/11

     Aos 25  dias do mês de agosto, do ano de dois mil e onze, no turno da noite, das dezoito horas e quarenta e cinco minutos, às vinte horas e quarenta e cinco minutos, nas dependências da Escola Estadual de Ensino Médio Raimundo Corrêa, realizou-se o 24º encontro da reunião semanal da EJA, com o objetivo de trabalhar “ Aprender com um outro modo de ser”. Os professores de Filosofia, Ensino Religioso e História, introduziram com a mensagem “ Aprendência” de José Damião Limeira. Em seguida, foi lido, analisado e discutido o texto “ Mudar a forma de ensinar e aprender com as novas tecnologias” de José Manuel Moran. O mesmo mostra que  a internet ajuda a desenvolver a intuição, a flexibilidade mental, a adaptação a ritmos diferentes e desenvolvemos novas formas de comunicação, mas isso exige muito mais atenção do professor, pois o alunos tendem a dispersa-se. Foi analisado o trabalho da escola na sala digital e constatou-se que poderíamos usar mais este recurso, usufruindo dos benefícios que o mesmo nos oferece. Os professores concordaram em fazer mais uso da sala digital. Nada mais havendo a constar, encerro a presente ata que segue assinada pelos presentes.  
Ata nº 25/11

     Aos 29  dias do mês de agosto, do ano de dois mil e onze, no turno da noite, das dezoito horas e quarenta e cinco minutos, às vinte  horas e quarenta e cinco minutos, nas dependências da Escola Estadual de Ensino Médio Raimundo Corrêa, realizou-se o 25º encontro da reunião semanal da EJA, com o objetivo de trabalhar o tema: Avaliação na Eja. Inicialmente a direção da escola passou a mensagem “ Eduque com Amor” ( vídeo motivacional para professores). Em seguida a diretora Carmen passou avisos gerais, da escola, falou sobre a programação da Semana da Pátria e Semana Farroupilha. Os professores que participaram da Jornada de Literatura contaram a experiência realizando também uma avaliação sobre a mesma. Após a foi debatido o texto: Avaliação escolar e Afetividade.  Avaliação é mais do que saberes técnicos, ela exige sabedoria para compreender a complexidade do ser humano em desenvolvimento, levando em conta os aspectos qualitativos e para finalizar os professores destacaram novas formas de avaliação utilizando diferentes recursos didáticos para dinamizar a aprendizagem, promovendo debates, relatórios, memórias de aula, criando blogs entre outros. Nada mais havendo a constar, encerro a presente ata que segue assinada pelos presentes.  

Ata nº 26/11

     Aos 9  dias do mês de setembro, do ano de dois mil e onze, no turno da noite, das dezoito horas e quarenta e cinco minutos, às vinte horas e quarenta e cinco minutos, nas dependências da Escola Estadual de Ensino Médio Raimundo Corrêa, realizou-se o 26º encontro da reunião semanal da EJA, com o objetivo de trabalhar o tema: Perfil do Profissional do Ensino no Novo Milênio. Esse ema foi trabalhado a partir do texto de Maria Lourdes Urban. O trabalho foi conduzido, formando-se grupos de estudo. Após a leitura, análise e discussão em grupo, realizou-se um plenária, onde cada professor  relatou sobre o assunto, relacionando-o com a sua prática. Ao final, foram traçadas novas estratégias  para desenvolver as habilidades dos alunos. Nada mais havendo a constar, encerro a presente ata que segue assinada pelos presentes.  











Ata nº 27/11

     Aos 15  dias do mês de setembro, do ano de dois mil e onze, no turno da noite, das dezoito horas e quarenta e cinco minutos, às vinte horas e quarenta e cinco minutos, nas dependências da Escola Estadual de Ensino Médio Raimundo Corrêa, realizou-se o 27º encontro da reunião semanal da EJA, com o objetivo de trabalhar o tema: Ètica e Cidadania. Esse ema foi trabalhado partindo-se de uma discussão em grupo, sobre o que cada professor pensa a respeito do assunto. Em seguida, cada professor foi convidado a realizar uma pesquisa na sala digital, buscando um texto sobre o assunto. Após a leitura desse texto realizou-se uma plenária , onde cada um relatou aspectos referentes ao seu texto e que podem ser trabalhados em sala de aula.  Nada mais havendo a constar, encerro a presente ata que segue assinada pelos presentes. 

Ata nº 28/11

     Aos 28  dias do mês de setembro, do ano de dois mil e onze, no turno da noite, das dezoito horas e quarenta e cinco minutos, às vinte horas e quarenta e cinco minutos, nas dependências da Escola Estadual de Ensino Médio Raimundo Corrêa, realizou-se o 28º encontro da reunião semanal da EJA, com o objetivo de trabalhar o tema: A internet na Educação. Inicialmente, assistimos um vídeo do youtube “A internet na Educação”. Diante desse novo desafio, introduzimos um novo projeto com o nome: Oficina de Webquest com o objetivo de oportunizar o aprendizado de metodologias que auxiliem o professor em sua prática docente, apresentando e ensinando-os a criarem WebQuests com o uso de recursos tecnológicos para que seja um recurso a ser utilizado no processo de ensino e aprendizagem, podendo ainda ser um promotor de experiências interdisciplinares. Inicialmente a coordenadora Joana apresentou um breve histórico sobre WQ, em seguida observamos vários modelos disponíveis na internet. Depois os professores responderam uma webquest criada sobre habilidades e competências, solicitaram uma conta de usuário e assistiram um tutorial do google, para criação de WQ. Ficou combinado que na próxima reunião, os professores presentes irão realizar o relato da experiência de hoje. Nada mais havendo encerro a presente ata, que vai assinada por todos os presentes.