PROJETOS

1- PROJETO
Sala Digital


Introdução

A Informática vem adquirindo cada vez mais relevância no cenário educacional. Sua utilização como instrumento de aprendizagem e sua ação no meio social, vem aumentando de forma rápida entre nós. Nesse sentido, a educação vem passando por mudanças estruturais e funcionais frente a essa nova tecnologia. Houve época em que era necessário justificar a introdução da Informática na escola.

Hoje já existe consenso quanto à sua importância. Entretanto o que vem sendo questionado é da forma com que essa introdução vem ocorrendo.

Diante do exposto estamos tentando desenvolver um trabalho diferenciado conforme o planejamento a seguir.

Justificativa

Conforme os PCNs, por um lado, o conhecimento depende de informação, mas por outro, a informação por si só não produz novas formas de compreensão da realidade. Desta reflexão surgiu este projeto que visa fazer relações com o Projeto Político Pedagógico da escola, cujo eixo temático é “Ética e Valorização da Vida”. Neste ano, queremos dar continuidade aos projetos iniciados em 2002 de forma que os educadores possam utilizar as informações obtidas na capacitação para elaboração e continuidade do seu projeto em sala de aula, utilizando os recursos disponíveis no Laboratório de Informática Educativa.

Sabemos que é função da educação estimular a capacidade crítica e reflexiva nos alunos para aprender a transformar a informação em conhecimento. Também sabemos que a Informática já faz parte do dia-a-dia das pessoas tanto nos locais públicos, como em casa e na escola. Na escola, já demonstrou ser uma poderosa ferramenta que auxilia no processo ensino-aprendizagem. Portanto, este projeto visa capacitar professores para o uso pedagógico do computador de forma que possam produzir e ampliar conhecimentos junto com os alunos através de projetos interdisciplinares.


Objetivos:

- Sensibilizar e conscientizar que a Informática é uma poderosa ferramenta que auxilia no processo ensino-aprendizagem de qualquer área do conhecimento;

- Facilitar o acesso aos recursos tecnológicos e metodologias que possibilitem nova abordagem do currículo integrando as diversas áreas;

- Realização de projetos interdisciplinares, criando ambientes favoráveis à construção do conhecimento;

- Desenvolver habilidades para melhor uso das ferramentas tecnológicas no exercício da cidadania.

Habilidades Cognitivas e Atitudes a Serem Desenvolvidas



- Conscientização e sensibilização;

- Organização para trabalho em equipe;

- Registro individual de expectativas e do seu projeto;

- Registro do trabalho em equipe;

- Construção, aplicação e adaptação de conceitos para sua realidade;

- Organização e interpretação das informações recebidas;

- Elaboração de projetos utilizando recursos Multimídia;

- Desenvolvimento de projetos informatizados e interdisciplinares

- Compreensão das Novas Tecnologias e suas aplicações na educação;

- Socialização dos projetos desenvolvidos;

- Participação de eventos que envolvam Informática Educativa dentro e fora da escola;



Informática x Currículo

O principal objetivo, defendido hoje, ao adaptar a Informática ao currículo escolar, está na utilização do computador como instrumento de apoio às matérias e aos conteúdos lecionados, além da função de preparar os alunos para uma sociedade informatizada.

Os Professores e a Informática

Diante dessa nova situação, é importante que o professor possa refletir sobre essa nova realidade, repensar sua prática e construir novas formas de ação que permitam não só lidar, com essa nova realidade, como também construí-la.

Entretanto é o momento em que o professor precisa de um apoio da coordenação ou, até mesmo, da direção. É o momento em que necessita de um projeto pedagógico da Escola, a fim de trabalhar juntos.

A Internet na Escola

O uso da Internet nas escolas está delimitado, em sua maioria na pesquisa de informação. As pessoas esquecem que o grande potencial da Internet é a comunicação.

Entretanto, dentro de nossa visão de processo, isso é admissível. Em um primeiro momento, usamos a Internet como ferramenta e sua característica mais marcante que é o acesso à informação.

Após um processo de maturação, percebemos que a Internet é mais que isso: passamos a usá-la como uma rede comunicação. Passamos a participar de projetos e eventos colaborativos mundiais, a participar de Listas de Discussão no qual debatemos e trocamos experiências.

Metodologia e Estratégias

Entendemos que o ato de planejar nos remete enquanto educadores a um compromisso de uma ação não improvisada, em que existe a intenção (que irá provocar uma ação e vice-versa), portanto é de fundamental importância do planejamento e este pode ocorrer em várias etapas:

- planejamento registrado para cada aula;

- estudo prévio do software;

- elaboração do plano de ensino;

- reunião semanal sobre aulas (coordenação com professores);

- elaboração de atividades para as aulas e extra-aulas.

- Reunião de toda a Equipe de Profissionais envolvidos para troca de experiências, avaliações, estudos e capacitação.

- Reuniões periódicas de planejamento com professores que estão vinculados naquele momento com a informática, e com as coordenadoras de segmento.

- Preparação de reunião de pais, inovando as suas formas: oficinas, apresentações e exposições.

- Participação e produção de materiais nos eventos das escolas (feiras, mostras, desfiles, etc.).

- Agendamento de aulas, no horário da disciplina e/ou série.

- Capacitação dos professores quando necessária.

- Oficinas Pedagógicas que podem ser feitas no Laboratório de Informática podem ser realizadas semestralmente e/ou anualmente, onde são apresentados os Relatórios de Projetos/aulas e o acervo de softwares; para cada segmento este é o espaço onde se pode avaliar o que se passou, usando essa avaliação como referencial para começar a definir algumas práticas pedagógicas, para o ano ou semestre posterior.

- Organização Interna do Laboratório de Informática

Isto tudo se faz necessário para podermos sistematizar o trabalho, dando-lhe corpo e unidade; mantendo-nos organizados, pois muitos materiais são de uso coletivo; e para dar condições ao Laboratório de Informática atender todos os segmento.

Desenvolvimento: Conteúdos

(conceituais, procedimentais, atitudinais)

ETAPAS:



1. Informações sobre o que é Informática na Educação;

2. Divulgação do projeto para os educadores e paralelamente atendimento aos alunos;

3. Apresentação Power Point do projeto de capacitação;

4. Organização dos grupos de trabalho;

5. Exploração e avaliação dos softwares existentes na escola;

6. Exploração e seleção de sites educacionais;

7. Acompanhamento e orientação sobre as ferramentas básicas dos Softwares e Aplicativos solicitados pelos educadores;

8. Dinâmicas de sensibilização e conscientização;

9. Noções básicas de Windows

10. Noções básicas dos Aplicativos do Ofice (Word, Power Point e Excel);

11. Elaboração de uma apresentação de no mínimo 5 (cinco slides)

11. Socialização da apresentação elaborada para os demais professores.

Como são as aulas no laboratório de Informática com os alunos?



- O professor leva os alunos ao Laboratório de Informática em duplas ou trios (conforme o nº de alunos da sala). Os alunos desenvolvem a atividade que planejaram anteriormente em sala de aula;



- As salas que desenvolverem projeto terão prioridade de utilização do laboratório com duas aulas semanais;



- As demais salas terão acesso e desenvolverão atividades no laboratório de informática, de acordo com o horário de funcionamento do mesmo;



- A POIE (Professora Orientadora de Informática em Educação) acompanha e assessora o desenvolvimento das atividades no Laboratório de Informática, garantindo um trabalho integrado com o Projeto Político Pedagógico da escola.


Recursos físicos e humanos Disponíveis



- Laboratório de Informática

- Conexão com a Internet

- Professoras Orientadoras de Informática Educativa (POIEs)

- Suporte Pedagógico (Direção e Coordenação Pedagógica)

- Suporte técnico (Manutenção do equipamento)

- Ambiente de Rede

- Microsoft Office

- Barsa

- Impressora

- CDs – Regraváveis (Novos)

- Scanner

- Cartuchos de tinta preta e colorida

- Papel Sulfite

- Pincel para lousa branca

- Data Show



Critérios de Avaliação:



- Processual, acompanhando todas as etapas do processo;

- Freqüência e pontualidade, levando em conta o envolvimento dos educadores.

- Pararemos para fazer correções e reformulações quando se fizer necessário;

- Observaremos a utilização dos recursos da informática para o desempenho das atividades dos educadores na relação ensino-aprendizagem;



Resultados esperados

- Que os educadores se sintam à vontade diante de um computador;

- Que venham a dominar um conjunto de programas úteis para desenvolverem os seus projetos;

- Que as atividades desenvolvidas no Laboratório de Informática sejam relacionadas ao Projeto Político-Pedagógico da Escola;

- Que os educadores ativamente busquem os recursos da informática como ferramentas auxiliares no processo ensino-aprendizagem;

- Que desenvolvam projetos interdisciplinares com os educandos;

- Que os educadores e os educandos se apropriem dos recursos tecnológicos para melhor exercício da cidadania.

- Que a escola participe de eventos extra classe envolvendo a Informática Educativa.

2- PROJETO
Guardiões das Águas


Diretora: Carmen Lucia Vieira dos Santos
Coordenação Pedagógica : Viviane  Lopes de Abreu e Lima   e Marione Darigo Altmann  

Água.
“ Se por muitos séculos ela não teve  respeito, é chegado o momento de fazer algo concreto para salvaguardar este recurso, para o bem da vida planeta e de todos os seres vivos.  A água é o recurso natural fundamental para a sobrevivência dos seres vivos.

1.Dados de Identificação
Escola Estadual de Ensino Médio Raimundo Corrêa
Diretora: Carmen Lucia Vieira dos Santos
Coordenação Pedagógica: Marione Darigo Altmann
                                                Viviane Franken de Abreu e Lima Leite
Nome do Projeto: Guardiões das Águas
Data da atividade prática: 25/05/09
Horário: 8:30 ÀS 11:30
Professores Responsáveis: Renata Magarinus
                                              Cassandra Araujo Silveira
                                               Maríndia Woll Pinheiro
Turmas Envolvidas: 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio diurno e noturno
Professore Envolvidos: 
  Anelise, Adriana, Estela, Dival, Joana, Taíse, Jardel, Ana, Rodrigo

Entidades  Envolvidas:
7ª Coordenadoria de Educação, PATRAN, EMATER, ACIPAE , Prefeitura Municipal,  Câmara de Vereadores, Proprietários dos  Campings, Conselho da Saúde, Conselho do Turismo

2.Descrição do Projeto:
         Vistar as margens do rio Jacuí, área envolvendo os campings e arredores para observação e análise dos impactos da atuação do homem no Meio Ambiente, promovendo a limpeza através da coleta dos resíduos encontrados,  para posterior reflexão sobre a necessidade de preservação.

3. Justificativa
        O acelerado desenvolvimento Industrial, Tecnológico e Social são fatores que contribuíram para as mudanças e a degradação ambiental, que vem afetando diretamente a vida de todos, especialmente do ser humano que aos poucos vem se conscientizando que sua postura frente ao uso dos Recursos Naturais deve mudar. Há muito que fazer.
        Diante dessa realidade nós, enquanto educadores têm a responsabilidade de buscar desenvolver a Educação Ambiental.
        Em nosso Município estamos desencadeando várias atividades envolvendo alunos, pais e comunidade em geral.
         A escola desenvolve vários projetos como: Separação do Lixo, Composteira, Horta Escolar, Cuidado com a água, iniciado na escola estendido até as famílias.
         Neste mês estaremos visitando a Orla do Rio Jacuí, nos Camping observando os estragos com a seca, com o mau uso e degradação da mata ciliar, o avanço do homem as margens do rio que vem destruindo a flora a fauna etc.

4.Objetivo geral
             O  presente trabalho   visa promover além da sensibilização e conscientização de alunos, turistas   e comunidade sobre a necessidade e importância da preservação ambiental,   pretende   desenvolver também  a transdisciplinaridade, na escola  enfocando os cuidados com a água.

5. Objetivos específicos
Sensibilizar e Conscientizar os alunos da necessidade de preservar e respeitar a natureza.
Despertar o sentido de observação do mundo que nos rodeia
Observar a degradação da flora, da fauna nos arredores do rio Jacuí.
Observar as construções  próximas da orla.
Realizar a coleta do lixo as margens do rio aproveitando  a estiagem.
Classificar o lixo deixado pelo homem
Conscientizar moradores,  turistas  e comunidade em geral da importância da preservação.
Distribuir folhetos informativos quanto a preservação do Meio Ambiente.

6.Atividades em sala de aula:
Apresentação da proposta aos alunos,
Incentivo e motivação
Análise da situação  atual do Meio Ambiente, do clima, da água etc...  
Questionamentos, o que  se quer com este trabalho e sua importância
Pesquisa  sobre agentes poluidores
Palestra

7.Atividades práticas:
- Visita as margens do rio para observação das condições  do local: nível  e condições da água, da mata ciliar, tipos de vegetação encontradas;  preservação
-Coleta da água para análise
-Coleta de resíduos encontrados na orla do rio Jacuí:
-Entrevista, conversa com alguns moradores sobre pesca, peixes

 8.Registros:
- relatórios
-filmagens
- fotos individuais de acordo com o ponto de vista: pontos positivos  e negativos.

 9. Atividades pós- atividade Prática:
Debates , pesquisas
Planejamento de atividades com os alunos
Trabalhos em grupo
 Apresentação do trabalho para outras turmas
Organização de grupos de apóio
Confecção de cartazes
Exposição de fotos tiradas pelos alunos
Apresentação  dos trabalhos na feira da escola FECCAS( Feira cultural, de ciências e alimentação saudável)
 Campanhas informativas através  de distribuição de folhetos
Orientação para aquisição de lixeiras e confecção de placas informativas.

10. Conclusão
           Esse projeto  será continuo, sem previsão para encerramento, sendo utilizado como exemplo para outras atividades relacionadas ao meio ambiente para reflexão e  ação.