segunda-feira, 3 de novembro de 2008

O Uso do Protetor Solar

Os alunos da turma 301, 3º Ano da manhã: Francieli, Raquel, Luciana, Caroline, Josiane, Cristiano, Jakson, José Lucas, João, Jonas, Cassiano e Fernando, conscientes dos prejuízos que são causados, pelo homem, ao meio ambiente e suas conseqüências para a nossa saúde, trouxe para a IIª FCAAS o tema: “Camada de Ozônio e Protetor Solar” e também a receita de sabonete de erva doce, que foi confeccionado por eles e coordenado pela professora Cassandra Araújo Silveira na disciplina de Química.

A seguir o texto coletivo produzido pela turma sobre o tema Camada de Ozônio e Protetor Solar:

Nos interessamos por esse assunto porque vemos todos os dias na televisão as catástrofes
climáticas e as mudanças que estão ocorrendo, rapidamente, no clima mundial. Nunca se viu mudanças tão rápidas e com efeitos devastadores como tem ocorrido nos últimos anos. Em alguns lugares o calor é muito alto, em outros furacões causam mortes e destruição. As calotas polares estão derretendo. O aquecimento global está ocorrendo em função do aumento da emissão de gases poluentes, principalmente, derivados da queima de combustíveis fósseis (gasolina, diesel, etc) na atmosfera. O desmatamento e a queimada das florestas e matas também colabora para esse processo. Os raios de sol atingem o solo e irradiam calor na atmosfera, o resultado é o aumento da temperatura global. E justamente por isso, complementamos com a importância do protetor solar. O protetor solar funciona para impedir os raios solares UVA, que alcançam a derme (camada interna da pele) e UVB, que atingem a epiderme( a mais externa), é a função desse produto. O uso do produto faz com que a pele receba uma fração de energia solar menos agressiva e reflita o restante.
O uso do protetor faz com que a nossa pele fique mais protegida, nos prevenindo de doenças causadas pelo sol, como por exemplo, o câncer de pele.
Então use sempre o protetor solar que é muito importante para nossa saúde.

Sabonete de Erva Doce

300 g de glicerina transparente
10 ml de essência de erva doce
4 gotas de corante verde
2 colheres (de sopa) de erva doce
1 colher (de sopa) de lauril líquido

Modo de preparo:
Primeiramente, derretemos a glicerina, logo em seguida, colocamos o restante dos ingredientes, mexemos mais alguns minutos e após colocamos essa substância líquida em forminhas. Não mexemos no sabonete por 24 horas, depois o tiramos das formas e fizemos a embalagem.
Foi muito legal e também muito interessante o resultado que obtivemos, pois é um sabonete de fácil e rápido preparo e acima de tudo muito bom.